Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Arquitetura e Urbanismo - Campus Pau dos Ferros

De acordo com a Resolução Nº 2, de 17 de Junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Arquitetura e Urbanismo:
Art. 9º O Trabalho de Curso é componente curricular obrigatório e realizado ao longo do último ano de estudos, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa, e observará os seguintes preceitos:
I – trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno, obrigatoriamente relacionado com as atribuições profissionais;
II – desenvolvimento sob a supervisão de professor orientador, escolhido pelo estudante entre os docentes do curso, a critério da Instituição;
Parágrafo único. A instituição deverá emitir regulamentação própria, aprovada pelo seu Conselho Superior Acadêmico, contendo, obrigatoriamente, critérios, procedimentos e mecanismo de avaliação, além das diretrizes e técnicas relacionadas com sua elaboração.

A Resolução CONSEPE/UFERSA Nº 01/2013, de 14 de março de 2013, que dispõe sobre as normas gerais relativas aos Trabalhos de Conclusão de Curso da UFERSA em seu Art. 3º explica que o formato do TCC será definido pelas diretrizes curriculares de cada curso.

Portanto, o TCC do CAU é constituído por 4 atividades: Orientação Acadêmica; Exercício Projetual; Fundamentação e Crítica; e Experimentação. Nestas 4 atividades os discentes são acompanhados por docentes oriundos dos eixos temáticos, portanto, cumpre-se, assim, o caráter de formação que deve ter o TCC. Nesse sentido, o TCC contém os resultados dos estudos sobre a temática escolhida livremente pelo discente para o seu desenvolvimento, sob os mais variados ângulos pertinentes à Arquitetura como área de conhecimento, particularmente aqueles ligados às questões teóricas, históricas, urbanísticas, tecnológicas, experimentais, construtivas e práticas. O resultado esperado é, portanto, o que chamamos de um “trabalho completo”, ou seja, um trabalho no qual o discente, para além do exercício prático, condição mínima de seu exercício profissional futuro, consiga revelar todos os caminhos de seu pensamento sobre Arquitetura, aplicados à temática escolhida, demonstrando suas aptidões na variada e ampla gama de atividades sob a responsabilidade do Arquiteto e Urbanista na sociedade atual.

24 de fevereiro de 2017. Visualizações: 2034. Última modificação: 24/02/2017 13:22:13